Smarketing: quais os benefícios ao alinhar o Marketing e as Vendas?

Uma empresa deve sempre buscar maneiras de tornar seus processos mais eficientes. Tendo em vista que cada departamento tem suas funções e responsabilidades em uma organização, os setores de marketing e vendas são aqueles que criam e transformam as oportunidades em lucro.

Assim, surgiu a ideia de unir essas equipes em prol de melhores resultados. No post de hoje, portanto, vamos mostrar como o Smarketing pode ajudar a obter resultados positivos nos negócios. Confira para entender como aplicar essa estratégia!

As vantagens em unir marketing e vendas

O Smarketing surgiu com o propósito de otimizar os recursos e criar estratégias mais eficientes, garantindo maior lucratividade para a empresa. Não por acaso, muitas equipes já aderiram a esse plano e estão colhendo os frutos. Mas, afinal, quais são as vantagens possibilitadas?

É o que vamos mostrar agora:

1. Estratégias de vendas mais eficientes

Uma estratégia de vendas começa no primeiro contato do potencial cliente com a marca. É criada uma jornada do cliente, desde o reconhecimento de um problema, passando pela identificação da solução, busca por informações, avaliação das ofertas e a decisão de compra.

Para que os leads percorram todo o caminho e concluam um pedido, é preciso planejamento e ação. Desse modo, o setor de marketing faz a qualificação dos leads, fornecendo as informações necessárias e obtendo dados sobre o potencial cliente. Quando ele está pronto para a compra, o lead é entregue à equipe de vendas, que faz um contato mais objetivo e direcionado, com as informações obtidas anteriormente.

Com a união entre marketing e vendas, essas estratégias serão mais eficientes, pois todo o processo será planejado em conjunto. Com efeito, uma equipe precisa da colaboração da outra para ser efetiva.

2. Melhor comunicação interna

Um dos principais passos para unir marketing e vendas é incentivar a comunicação. Para isso, são planejadas reuniões frequentes com todos os membros envolvidos. Afinal, quando se trabalha isoladamente há muitos conflitos.

O marketing poderia alegar, por exemplo, que cria as oportunidades, mas que o setor irmão não consegue converter em pedidos. Já o setor de vendas se defende dizendo que os leads não têm a qualificação necessária para a conversão.

Com a união, os times buscam objetivos em comum, então os conflitos são deixados de lado em prol de resultados. Consequentemente, a comunicação e a harmonia melhoram bastante.

3. Melhor aproveitamento das oportunidades

O mercado oferece diversas oportunidades. Cabe às equipes aproveitá-las e convertê-las em lucro. O Smarketing é capaz de aumentar consideravelmente esse aproveitamento. As metas individuais que antes eram focadas não terão mais valia. Agora, o objetivo é aumentar o lucro da empresa, que é um benefício para todos.

4. Compartilhamento das informações

No mundo dos negócios, informação é poder e pode ser o grande diferencial para o sucesso. Então, nada mais interessante que compartilhar dados entre as equipes que buscam os mesmos objetivos. Nesse sentido, a união entre marketing e vendas tem como pilar o compartilhamento de todos os dados relevantes. Qualquer informação que pode ajudar a criar estratégias mais eficientes e alcançar os objetivos serão divididas.

Separadamente, com objetivos distintos, o setor de marketing pode não passar todos os dados para o de vendas, fazendo com que esse perca um negócio por isso. Da mesma forma, vendas poderia guardar dados que fariam a diferença em uma estratégia de marketing.

O sucesso no negócio com o Smarketing

Como vimos em nosso artigo, a união entre marketing e vendas pode promover vantagens incríveis a uma empresa. Sem dúvida, as estratégias de vendas se tornarão mais eficientes, com todos os envolvidos trabalhando em conjunto. A comunicação interna também será erguida e isso pode influenciar em vários aspectos, até mesmo na satisfação e empenho dos colaboradores.

Outro ponto que merece destaque é o aproveitamento das oportunidades. Elas serão melhor trabalhadas e desenvolvidas se os objetivos forem agrupados. A quarta vantagem é o compartilhamento das informações, que se torna primordial na estratégia de Smarketing.

Então, se as suas equipes ainda trabalham isoladas, não perca mais tempo e promova essa união. Os resultados serão incríveis.

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